URCAMP

Início > Extensão > Ações de Extensão

Ações de Extensão

Fonte:MEC/INEP

Programa - Conjunto articulado de projetos e outras atividades de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum em uma grande ação de médio a longo prazo.

Atividades de extensão

Projeto de Extensão(vinculado)-Conjunto de ações processuais e contínuas de caráter comunitário, educativo, cultural, científico e tecnológico, com objetivo bem definido e prazo determinado,vinculado a um programa.

O registro de Projeto de Extensão deve ser renovado anualmente.
Projeto de Extensão exclui:Curso(ou projeto de curso), Evento(ou projeto de evento),Prestação de Serviços realizada sob a forma de, ou integrada a um projeto de extensão, deve ser registrada como Projeto.

Curso de Extensão - Conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária de 8 a 180 horas.
Obs: Atividades com menos de 8 horas devem ser classificadas como "Evento". Prestação de Serviço realizada como curso, deve ser registrada como curso.

Evento - Ação extensionista que implica na apresentação e exibição pública e livre ou também com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.Para atividade de 8 h ou mais, com avaliação, classificar como Curso.

Tipos de eventos:

Congresso - Evento de grandes proporções, de âmbito nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. Abrange um conjunto de atividades como: mesa-redonda, palestras, conferências, cursos, oficinas(ou workshop ou laboratório com duração de até oito horas - se igual ou superior a oito horas, deve ser classificado como curso).Inclui-se nessa classificação a conferência enquanto evento;

Seminário - Eventos científicos de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração(horas a 1 ou 2 dias), quanto ao número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação: encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião;

Ciclo de Debates - Encontros seqüenciais que visam à discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo, Circuito, Semana;

Exposição - Exibição pública de obra de arte, produtos, serviços, etc. Inclui feira, salão, mostra, lançamento.

Espetáculo - Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical;

Evento esportivo- Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva;

Festival - Série de ações /eventos culturais ou esportivos realizados concomitantemente, em período determinado de tempo, geralmente com edições periódicas.

Prestação de serviços - realização de trabalho oferecido pela instituição ou contratado por terceiros(comunidade ou empresa),podendo ser de caráter permanente ou eventual. A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem.Quando a prestação de serviço se oferece como CURSO OU PROJETO de extensão, deve ser registrada como tal(curso ou projeto).

Prestação de Serviços Institucional:serviço permanente oferecido pela instituição:

1. Atendimento ao público em Espaços de Cultura, Ciência e Tecnologia -Visitas monitoradas e atendimento a visitantes em Espaços de Ciência, Cultura e Tecnologia da IES. Inclui: visitas a museus, centros de memória, jardim botânico, estação ecológica, observatório, planetário e museus de ciência, dentre outros.

2.Atendimento jurídico - Atendimento jurídico e judiciário prestado pela IES a pessoas, instituições e organizações.

3.Atividade de Propriedade Intelectual - Atividades de proteção e transferência dos direitos de propriedade intelectual prestada pela IES.Inclui: depósito de patentes e modelos de utilidade,registro de marcas e software, contrato de transferência de tecnologia, registro de direitos autorais.

4.Exames e Laudos técnicos - Exames e laudos realizados por laboratórios/depatamentos que oferecem serviço permanente. Inclui:análise de solos, exames agronômicos e botânicos, análise farmacológica,qualidade de produtos,laudos psicológicos e antropológicos, perícia ambiental,entre outros.

5.Atendimento em saúde humana - realizado em Hospitais e Clínicas das IES, em estágio ou trabalho de campo:

5.1 Consultas ambulatoriais - Atendimento ambulatorial: médico, de enfermagem, odontológico, psicológico, fisioterápico, terapia ocupacional, fonoaudiológico. Indicador: número total de consultas ambulatoriais em todo o sistema hospitalar, anexos, ambulatórios periféricos, de estágio rural ou regional.

5.2 Consultas de emergência e urgência - Atendimento à saúde em situações que exigem pronto atendimento (urgências e emergências).

5.3 Internações- Atendimento a pacientes internados: Médico, Odontológico, Psicológico,fisioterápico, terapia ocupacional.

5.4 Cirurgias- Intervenções cirúrgicas realizadas.

5.5 Exames laboratoriais- Exames laboratoriais de patologia clínica e anatomopatologia realizados.

5.6 Exames complementares- Outros exames complementares realizados(radiologia, provas funcionais, endoscopia, ultra-sonografia e outros exames por imagem).


6. Atendimento em saúde animal - Atendimento veterinário realizado em Hospitais e Clínicas da IES, em estágio rural ou em trabalho de campo.

6.1 Consultas ambulatoriais- Atendimento ambulatorial a animais.

6.2 Internações- Assistência veterinária a animais internados.

6.3 Cirurgias- Intervenções cirúrgicas em animais.

Prestação de Serviços Eventual: serviço eventual oferecido pela IES ou por pessoal do quadro, contratado por terceiros(comunidade ou empresa), incluindo assessorias,consultorias, curadoria.

 

  • CNPq
    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  • Plataforma Lattes
    É a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia.

  • FINEP
    É uma empresa pública vinculada ao MCT.

  • FAPERGS
    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

© 2008 URCAMP. Powered by ATI
[CSS] [XHTML] [GET FF]